3° Tabelionato de Protesto de Títulos de Belo Horizonte

Fone / Fax: (31) 3274-2549
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De 2ª a 6ª feira, de 9:00 às 12:00 hs e de 13:00 às 17:00 hs.

Quem Somos

O 3º Tabelionato de Protesto de Títulos de Belo Horizonte iniciou suas atividades em 23 de setembro de 1930 com a abertura dos primeiros livros de registros e de protocolo, passando a prestar os seguintes serviços: protocolização, lavratura e registro de protestos, intimação, emissão de certidões, recebimento de pagamento de títulos, cancelamento de protestos e demais serviços pertinentes.

Com a primeira vacância da titularidade do Tabelionato, ocorrida após a promulgação Constituição Federal de 1988 e depois de um longo período em que o ingresso dos titulares dos serviços se deu sem habilitação em concurso público, o atual Tabelião, Domingo Pietrangelo Ritondo, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos, de ingresso, para serviços notariais e de registro do Estado de Minas Gerais, deflagrado pelo Edital nº. 02/2007.

A outorga da delegação ocorreu em 02 de agosto de 2011 por ato do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, seguindo-se a posse na função em 24 de agosto de 2011 e a entrada em exercício em 25 de agosto do mesmo ano.



Planejamento: Missão, Visão e Valores


Missão: Protocolização de títulos de cobrança e outros documentos de dívidas mediante apresentação do cedente, formalizando o ato da inadimplência, com o principal objetivo de retornar crédito ao apresentante de maneira eficaz, segura e competente.


Visão: Foco na capacitação técnica dos colaboradores e aprimoramento do sistema, para continuarmos garantindo aos usuários do Tabelionato segurança jurídica, qualidade no atendimento e agilidade nos processos.


Valores: Excelência na prestação de serviços, Segurança, Agilidade, Ética, Privacidade, Atendimento de qualidade.


Política Organizacional


Preservar um ambiente de trabalho limpo e organizado para execução dos processos.
Respeito aos usuários e colaboradores.
Oportunidade de desenvolvimento profissional aos colaboradores.
Transparência perante os procedimentos realizados pela Serventia.
Excelência no atendimento ao público, focado na cordialidade.
Segurança jurídica garantida às partes envolvidas no apontamento do título.
Tática de gestão organizacional para aprimoramento da qualidade do Tabelionato.
Otimização sistêmica para que haja segurança cibernética, agilidade e confiança na coleta de dados.